SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS CELEBRA 1 ANO DA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO

Em setembro, Santa Cruz das Palmeiras (SP) comemora um marco histórico: o primeiro ano da universalização do acesso ao sistema de coleta e tratamento de esgoto.
A conquista, realizada pela Palmeiras Saneamento, representa mais saúde, qualidade de vida, valorização da cidade e preservação ambiental.
Segundo o Superintendente de Operações, Felix Antônio de Moura, esse resultado é fruto de um ciclo de evolução que alia investimentos constantes e compromisso com a população e com o meio ambiente:
"Celebrar um ano de universalização do saneamento básico em Santa Cruz das Palmeiras é reconhecer o impacto transformador que essa conquista representa para cada morador da cidade. O acesso ao saneamento é um direito fundamental, e a Palmeiras Saneamento trabalha todos os dias para garantir que esse direito seja realidade para todos. Mais do que infraestrutura, essa entrega é um compromisso com o meio ambiente, com a saúde pública e com o futuro sustentável da nossa comunidade.", destaca.
Universalização que gera impacto
A Palmeiras Saneamento tem atuado intensamente para ampliar a infraestrutura no município. Entre as ações, estão a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a recuperação da Estação Elevatória de Esgoto, a manutenção de aproximadamente 126 quilômetros de redes coletoras, a ampliação da capacidade de reservação de água bruta da ETA Davi e perfuração de poços.
Hoje, cerca de 29 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelos serviços da Palmeiras Saneamento. A universalização trouxe resultados visíveis: redução de doenças relacionadas à falta de saneamento, ganhos ambientais, valorização imobiliária, fortalecimento do turismo e melhoria da qualidade de vida para todos os moradores.
Água, dignidade e futuro
O processo de levar água tratada às casas dos moradores e devolver esgoto limpo ao meio ambiente exige tecnologia, investimentos e dedicação. A água percorre um rigoroso ciclo de tratamento até chegar às torneiras da população. Após o uso, o esgoto é coletado, tratado e devolvido à natureza de forma segura.
Com isso, Santa Cruz das Palmeiras celebra um ano de uma conquista que vai além da saúde e do cuidado ambiental: leva dignidade à população e consolida bases para um futuro sustentável.